Banner Topo 728 × 90

INSCREVA-SE NO MISS SITE 2019
random

APORÁ - Conheça a história do Colégio Professora Áurea dos Humildes Oliveira



Breve história do CEPAHO

Nos anos de 1950, no espaço em que hoje se encontra o Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, jazia um cemitério antigo e abandonado. Nessa época Aporá pertencia ao município de Inhambupe, emancipando-se em 14/08/1958.

O primeiro prefeito de Aporá, Sr. José Mendonça dos Santos, em 22/12/1961, doou esse terreno de 1791m 2, para o Estado, por meio de escritura pública, para a edificação de um prédio escolar que denominou-se Grupo Escolar Professora Áurea dos Humildes Oliveira, em homenagem à professora Áurea dos Humildes, que veio de Salvador em 1916, com apenas 17 anos de idade e casou-se com o Sr. Filomeno Pires de Oliveira com o qual teve sete filhos. Aos 59 anos, já aposentada, faleceu em 02/04/1958, ano da emancipação política de Aporá, deixando os aporaenses e a educação de luto.


Através da portaria nº 1375, publicada em D.O. de 29/03/1994, o Grupo Escolar Professora Áurea dos Humildes Oliveira foi oficializado com o nome de Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira.

Por meio da Portaria nº 2346 em D.O. de 11 e 12/04/1981, foi publicada, com efeito retroativo, a criação do Colégio Estadual Professora Áurea dos Humildes Oliveira, a fim de que o curso de Magistério de 1º Grau fosse autorizado, uma vez que foi implantado em 1984 e autorizado pelo parecer do CEE nº 192/85 e Resolução do CEE nº 557/85, publicados em D.O. de 31/10/1985.

A última turma concluinte do Magistério de 1º Grau foi a do ano de 2002, que com a reforma da Educação Básica fora substituído pelo curso de Formação Geral, atual Ensino Médio. Pelo CEPAHO passaram e atuam excelentes professores, todos considerados ilustres, dada a contribuição de cada um, em especial, aqui destacados por sua formação:

Os leigos, quando da inauguração do CEPAHO em 1962/63; Os de formação em Magistério de 1º Grau das redes municipal e estadual; os licenciados das redes municipal e estadual.

Vale ressaltar e agradecer à professora Selma Oliveira de Mendonça, 1ª diretora da rede estadual, pela luta incansável e dedicação à frente dos trabalhos de implantação do Curso de Magistério de 1º Grau juntamente com sua equipe de docentes e funcionários; À professora/diretora Josenira Batista de Carvalho, falecida em 1990, e a sua equipe de professores e funcionários; À professora/diretora Jaira Maria Menezes de Brito e toda a sua equipe docente e de funcionários; À professora/diretora Edite Mariana de Souza junto aos professores e funcionários; Ao professor Odevaldo Ferreira Corrêa e sua equipe docente e de funcionários; e a atual professora/diretora Cléa Dantas Gouveia junto aos professores e funcionários, além dos demais diretores com menor tempo de gestão.

É impossível não mencionar as brilhantes festas de formatura, gincanas, festas juninas, projetos como o visual legal, estruturantes da SEC, da consciência negra, dentre outras organizadas e realizadas pelo CEPAHO.

Orgulhamo-nos muito de todos os nosso alunos! Maioria dos professores que atuam na sede foram alunos do CEPAHO, além dos que se tornaram advogados, médicos, engenheiros, fisioterapeutas, nutricionistas, políticos, servidores públicos, comerciantes, pais e mães de família.

Desejamos que nossos alunos todos cresçam a cada dia nos enchendo de orgulho, prazer e satisfação. Esses são os sinceros votos da direção do CEPAHO !











Informações e fotos: Colégio Professora Áurea dos Humildes Oliveira
Da Redação: Portal Aporá News - Seu Portal de Notícias & Entretenimento
APORÁ - Conheça a história do Colégio Professora Áurea dos Humildes Oliveira Reviewed by Portal Aporá News on 4/12/2019 09:55:00 AM Rating: 5
Todos os Direitos Reservados por Portal Aporá News © 2016 - 2018
Distribuído por Blogger, Projetado por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.