Banner Topo 728 × 90

ANUNCIE NO PORTAL APORÁ NEWS
recent
ANUNCIE NO PORTAL APORÁ NEWS

Tarifa branca pode reduzir conta de luz de 620 mil baianos


Em tempos de crise, qualquer economia é bem-vinda. Cerca de 620 mil baianos podem pagar mais barato pela conta de energia elétrica. É a chamada Tarifa Branca, opção tarifária criada no ano passado que, ao contrário da convencional, possui variação do valor da energia conforme horário e dia da semana. Desde o mês passado, os clientes que consomem mais de 250 kWh por mês e que usam mais a eletricidade fora do horário de pico podem aderir ao novo regime. De acordo com a Coelba, atualmente há 367 clientes ativos nesta modalidade no estado.

Mas antes de aderir à Tarifa Branca o consumidor precisa avaliar o seu perfil de consumo, para decidir se vale a pena sair da Tarifa Convencional. “Mudar para a Tarifa Branca automaticamente não significa redução no valor fatura. O cliente tem que analisar o hábito de consumo dele para escolhê-la, porque em determinados horários ela fica mais cara que a convencional”, explicou Carlos Morais, gerente de atendimento ao cliente da Coelba.

A intenção da Tarifa Branca é racionalizar o consumo nos horários de pico e estimular a utilização nos períodos de baixa demanda, sendo ideal para quem consegue consumir pouco nos horários intermediários [das 16h às 17h59] e de pico [18h às 20h59] e que concentra o uso de energia elétrica na faixa das 21h às 15h59.

“No horário intermediário a Tarifa Branca fica mais cara que a convencional em torno de 40%. No que a gente chama de ponta (pico) a tarifa pode ficar até 60% mais cara do que a convencional. Nesse período de 21h até 15h59 do dia seguinte é quando o cliente tem vantagem e pode utilizar por mais tempo equipamentos como ar-condicionado e chuveiro elétrico”, esclareceu Morais.

ADESÃOPara aderir à Tarifa Branca o titular da conta deve procurar um posto da Coelba e não há custo adicional. Caso o consumidor queira retornar à Tarifa Convencional, ele pode solicitar à distribuidora, que responderá no prazo de até 30 dias. Mas este cliente só poderá solicitar uma nova adesão à Tarifa Branca após 180 dias do retorno à Tarifa Convencional.

A medida não vale para quem é cadastrado na tarifa social de energia, na tarifa Rural e também para a iluminação pública. A Coelba disponibiliza em seu site (www.servicos.coelba.com.br) uma cartilha com simulações de valores das tarifas Branca e Convencional.

Fonte: Com informações da Tribuna da Bahia
Tarifa branca pode reduzir conta de luz de 620 mil baianos Reviewed by Portal Aporá News on 2/15/2019 03:30:00 PM Rating: 5
Todos os Direitos Reservados por Portal Aporá News © 2016 - 2018
Distribuído por Blogger, Projetado por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
!-- advertising viclx-lC2XYwXt4fZ6915wq41gQYkQRfsvTDFy0BrbJQtBs-IUNiylnCEJ6eB1jwJmSHAUzDHwtBaGK7z6n_xg==-->