Banner Topo 728 × 90

Novembro Azul
random

Cursos de medicina da Estácio em Alagoinhas e Juazeiro beneficiam e qualificam a rede de saúde local


O grande mérito do Programa Mais Médicos é ofertar o Ensino Superior em medicina em diversos municípios onde antes não havia essa oportunidade, interiorizando o acesso e beneficiando milhares de estudantes a terem a chance de se formar na região onde vivem. A iniciativa também é um estímulo a mais para que o exercício da profissão se dê próximo à sua comunidade, aumentando a oferta de médicos em regiões com maior déficit desses profissionais.

Por meio de um Edital de chamamento público, o MEC e o Ministério de Saúde selecionaram a Estácio, dentre outras Instituições de Ensino Superior, para implantar o curso de Medicina nas cidades de Alagoinhas e Juazeiro, no estado da Bahia. Nessas duas cidades, o percentual de alunos da região matriculados no curso de medicina chega a 70%.

O Programa Mais Médicos estabelece critérios para a qualidade do ensino e da infraestrutura que devem estar à disposição do estudante em seu processo de formação e, também promove uma distribuição mais racional dos cursos e das vagas nas regiões com menor presença desses profissionais. Para tanto, faz-se necessário a articulação entre a instituição de ensino e o sistema de saúde local para que as condições de formação sejam as mais adequadas e promovam a maior integração possível com a comunidade.

Segundo o Dr. Silvio Pessanha Neto, diretor nacional do curso de Medicina da Estácio, o Mais Médicos tem um impacto fabuloso na formação, qualificação e dinamismo da rede de saúde das cidades contempladas com o curso de medicina. “A instituição de Ensino Superior que se propõe a instalar o curso, para além da graduação, tem que ter um compromisso com a pós-graduação, ou seja, desde o primeiro ano, nós temos que oferecer e gerenciar programas de residência médica, que é o que leva um médico a se especializar e aumenta a probabilidade de sua fixação na região.

 A Estácio atua subsidiando e garantindo a gestão acadêmica de cinco programas de residência médica: em cirurgia geral, clínica médica, ginecologia obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade”, completa Sílvio.

Fonte: Se Alagoinhas News
Cursos de medicina da Estácio em Alagoinhas e Juazeiro beneficiam e qualificam a rede de saúde local Reviewed by Portal Aporá News on 9/11/2018 05:58:00 PM Rating: 5
Todos os Direitos Reservados por Portal Aporá News © 2016 - 2018
Distribuído por Blogger, Projetado por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.