Banner Topo 728 × 90

Inscreva-se
random

Rio Real: Nota de esclarecimento; casos de leishmaniose (calazar) na comunidade Teotonio


Em resposta a matéria que foi ao ar na real FM no que se refere aos casos de leishmaniose (calazar) na comunidade Teotonio, a Vigilância Epidemiológica esclarece:
No momento em que surgiu a suspeita de Leishmaniose Tegumentar (caso em humano), de imediato já iniciou-se os processos de investigação, diagnóstico e tratamento. 


Com menos de uma semana do conhecimento do caso, a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica agendou atendimento com médico especializado em nossa Unidade de referência em Alagoinhas, dispôs transporte, onde os pacientes foram atendidos e obtiveram o diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar, após prescrito tratamento, os mesmo retornaram ao município para aquisição da medicação. 

Por se tratar de um medicamento especializado, realizamos a solicitação em Nossa Regional de Saúde, onde não medimos esforços para conseguir no menor tempo possível. Em resumo: Com 15 dias após o conhecimento da demanda, realizou-se atendimento, encaminhamento, avaliação com especialidade, diagnóstico e iniciou o tratamento pacientes já concluíram o tratamento e se encontram com o retorno agendado para o médico especialista reavaliar. 

No que tange os animais, ao mesmo tempo que se preocupava em tratar as demandas humanas, buscamos avaliar os animais. Todos os animais da comunidade estão sendo avaliados e realizado testes rápidos, o resultado sai com em média 25 minutos. Os cães que deram resultado positivo, são submetidos a exame sorológico, realizado por nosso Veterinário, sendo estes exames encaminhamos ao Laboratório Central (Lacen) em Salvador para confirmação laboratorial. Constatamos alguns animais com resultados positivos, todos os exames encontram-se no Lacen aguardando resultados. 

Vale salientar que o SUS não disponibiliza tratamento para o animal, sendo indicativo de sacrifico (morte do animal). Legalmente este setor só pode realizar tal procedimento com o resultado positivo via laboratorio. Além de buscar avaliar os animais, a equipe de Saúde, também está na localidade informando a população, inclusive ocorreu palestras na escola da comunidade, buscando esclarecer dúvidas e orientar quanto a prevenção. 

Fonte: Ascom - Prefeitura Municipal de Rio Real
Rio Real: Nota de esclarecimento; casos de leishmaniose (calazar) na comunidade Teotonio Reviewed by Portal Aporá News on 4/09/2018 12:01:00 AM Rating: 5
Todos os Direitos Reservados por Portal Aporá News © 2016 - 2018
Distribuído por Blogger, Projetado por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.