Banner Topo 728 × 90

Anuncie aqui
random

Conheça a biografia da Profª Selma; Compositora do Hino de Aporá e autora da obra “Ao Lusco Fusco”


Graduada em pedagogia com especialização em Orientação Educacional e Supervisão pela UFBA e pós-graduada pela UNEB de Salvador, em Metodologia do Ensino e da Pesquisa, a autora Selma Oliveira de Mendonça dedica-se desde 1984 às pesquisas históricas das jornadas aporaenses.

Profa Selma como é conhecida por todos é uma das pessoas mais influente da cidade, lançou o seu primeiro livro com seus alunos do Curso de Magistério, em 1984, “Informações Básicas sobre Aporá”, compondo nessa época o Hino da Cidade de Aporá.  Em 2001, lançou o 2º livro regional, “Ao Lusco Fusco” obra que contempla provérbios, cantigas-de-roda, lendas municipais e etc. Agora seu 3° livro “Aporá Rumo a Canudos”, por se tratar de uma reparação antiga aos heróis aporaenses, que movidos por uma fé gigante e uma esperança a mais, seguiram o grande líder, Vicente Mendes Maciel, apelidado Antônio Conselheiro, na busca do “rio de leite e ribanceira de cuscuz”. 

Resultado de imagem para escritora selma oliveira mendonça aporáResultado de imagem para escritora selma oliveira mendonça aporáResultado de imagem para escritora selma oliveira mendonça aporá
Nascida aos 15/09/1946 em Salvador, filha de Cizino Alves de Oliveira Isabel Santos Oliveira ambos Aporaenses. 

"Assim, Aporá terra dos seus pais, avós, da sua infância e de seus sonhos conhecerá sobre a Guerra de Canudos e ter referências próprias sobre a sangria e a crueldade com que exterminaram a grande parte de nossa gente".

Estudante de música concluiu segundo ano de piano e o concurso de teoria musical na Escola de música Santa Cecília em Salvador, Aluna do Colégio Nossa Senhora de Mercês concluiu concurso pedagógico em 1967, ano seguinte fez concurso público para lecionar no interior onde obteve as primeira experiência educativa em 1973 atuou no município de Lauro de Freitas, no anos de 74 e 75 no CIAT (Centro Integrado Anisio Teixeira) exercendo a profissão de professora.
Resultado de imagem para Selma O. de Mendonça (Escritora)
Em 978 concluiu o curso de pedagogia orientação Educacional pela UFBA Universidade Federal da Bahia, retornou á Aporá em 1981 prestando relevantes serviços como
orientadora, professora, diretora e colaboradora responsável pela implantação do curso magistério na rede do município.


Saudades da Infância, surgiram a lembranças das brincadeiras de roda, história e tudo mais nos questionamentos políticos e sociais alicerce para esta pesquisa, os anos de 1998 a 1999 atuou como orientador Educacional no Colégio Nossa Senhora de Mercês Salvador Bahia. 
Informações: Livro ” Ao Lusco-Fusco”.
Da Redação: Portal Aporá News - Seu Portal de Notícias & Entretenimento




         Patricia libertada do sequestro                                                     
          
Câmera filma cadeira de movendo sozinha
        
          As Seis Filhas de Silvio Santos                                                        
        
 
  
  


Conheça a biografia da Profª Selma; Compositora do Hino de Aporá e autora da obra “Ao Lusco Fusco” Reviewed by Portal Aporá News on 11/17/2017 10:13:00 PM Rating: 5
Todos os Direitos Reservados por Portal Aporá News © 2016 - 2018
Distribuído por Blogger, Projetado por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.