Banner Topo 728 × 90

ANUNCIE NO PORTAL APORÁ NEWS
recent
ANUNCIE NO PORTAL APORÁ NEWS

Feira de Santana completa 184 anos; paiaiás, bois e casal português fizeram história


Feira de Santana, no Portal do Sertão, e cidade com a segunda população do estado, completa 184 anos nesta segunda-feira (18). Segundo a prefeitura, as repartições públicas municipais que não trabalham em regime de plantão não funcionam nesta segunda, sendo considerado ponto facultativo. 
No entanto, o serviço vai ser normal nas policlínicas localizadas na Rua Nova, Feira X, Tomba, Parque Ipê, George Américo, além das unidades dos distritos de Maria.

 Na UPA 24h, na Mangabeira e no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O comércio feirense também funciona normalmente nesta segunda. Segundo o Wikipédia, antes da chegada dos portugueses no Brasil, a região onde a cidade está situada era habitada por índios paiaás, com pouca presença de europeus até o século 17.

Neste mesmo século são fundadas a vila de São Vicente [atual sede do distrito de Tiquaruçu] e a sede do distrito de Humildes. Já por volta dos anos 1820, um casal de portugueses, Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa fundam uma fazenda que daria origem à cidade. Em 1846, a sede da agAlomeração urbana é transferida para outra propriedade, com nome de Santana dos Olhos D'Água, por onde boiadas eram guiadas para venda em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro, por exemplo. Só em 18 de setembro de 1873, com a Lei provincial nº 1.320, que a vila é elevada à categoria de cidade, como o nome de Cidade Comercial de Feira de Sant'Anna. No entanto para o IBGE, a criação da cidade se deu por decreto de 13 de novembro de 1832.

Fonte: Bahia Noticias
Feira de Santana completa 184 anos; paiaiás, bois e casal português fizeram história Reviewed by Portal Aporá News on 9/18/2017 02:24:00 PM Rating: 5
Todos os Direitos Reservados por Portal Aporá News © 2016 - 2018
Distribuído por Blogger, Projetado por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
!-- advertising viclx-lC2XYwXt4fZ6915wq41gQYkQRfsvTDFy0BrbJQtBs-IUNiylnCEJ6eB1jwJmSHAUzDHwtBaGK7z6n_xg==-->