Banner Topo 728 × 90

Anuncie aqui
random

Palestra sobre o "AVC e infarto agudo do miocárdio" marca o encontro do grupo de HiperDia na UBS da Cidade Nova


Leia mais: Confira os horários de transportes em Aporá, Itamira, Acajutiba, Crisópolis, Esplanada, Rio Real e região

Na tarde desta terça-feira (21/08) aconteceu o encontro do HiperDia da Unidade Básica da Cidade Nova.  O encontro contou com a presença do médico palestrante André Luiz Andrade que atua na UBS da comunidade, teve como tema abordado da palestra "Como reconhecer os sinais e sintomas do AVC e infarto agudo do miocárdio. 

O Dr. 
André Luiz explicou sobre o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), também conhecido como infarto ou ataque cardíaco, corresponde à interrupção da passagem de sangue para o coração, o que provoca a morte das células cardíacas e causa sintomas como dor no peito que pode irradiar para o braço. Ressaltando que principal causa do infarto é o acúmulo de gordura no interior dos vasos, sendo muitas vezes decorrentes de hábitos não saudáveis, com dieta rica em gordura e colesterol e pobre em frutas e vegetais, além de sedentarismo e fatores genéticos.  

A pressão elevada demais faz uma carga muito alta nos vasos sanguíneos do coração especialmente os vasos que vão nutrir o coração - como as artérias coronárias que se lesionam. Ao se lesionar o corpo precisa reagir a isso e nesse momento, o colesterol associado a uma serie de outros fatores "tapam o buraco". Contudo, isso cria um ambiente para o crescimento de uma "placa de gordura" que, nas artérias coronárias, podem (como tentei até achar a melhor palavra e rodrigo disse em voz alta: entope) obstruir o fluxo de sangue, fazendo com que não chegue sangue para nutrir o coração, o que impede a sua contração efetiva, causando morte das células na área a qual não chegou o sangue (popular ataque cardíaco). Muitos estudos atualmente estão repensando o papel do colesterol como vilão, o que não significa que devemos abusar da gordura.

Os agente comunitário de saúde (ACS) Veralucia Nascimento e José Silva colocaram em pauta o tema "Agosto Lilás". Uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher, o Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica e, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitam no Judiciário cerca de 900 mil processos sobre o tema, sendo 10 mil deles sobre casos de feminicídio (crime de morte envolvendo uma mulher pelo fato de ser mulher, uma questão de gênero). 

 O evento foi direcionado aos pacientes do grupo de Hiperdia  "hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus".

                             





























Colaboração informativa: 
Enfermeira Elizabete Santana (UBS Aporá) 

Enfermeira Nadia Costa (UBS Cidade Nova) 

Enfermeira Alda Lima (UBS Mangabeira) 
Enfermeira Elaine  (UBS Chapada) 
Enfermeira Fabiana (UBS Itamira) 

Enfermeira Diana (UBS Piçarra) 


Esta matéria faz parte do quadro Saúde do município - uma ferramenta de jornalismo participativo e colaborativo do Portal Aporá News na área de saúde. Participe você também enviando texto(s), foto(s), vídeo(s) e áudio(s) à redação, Informações colaborativa (Enfermeira Nádia Costa)

Da Redação: Portal Aporá News - Seu Portal de Notícias & Entretenimento
Palestra sobre o "AVC e infarto agudo do miocárdio" marca o encontro do grupo de HiperDia na UBS da Cidade Nova Reviewed by Portal Aporá News on 8/22/2018 11:21:00 PM Rating: 5
Todos os Direitos Reservados por Portal Aporá News © 2016 - 2018
Distribuído por Blogger, Projetado por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.